“Dia de prova” percorrendo escolas!

Neste ano, se houve um livro adotado e lido nas escolas de Porto Alegre (RS), foi Dia de prova e outros contos adolescentes. Desde o ano de sua publicação, a coletânea de contos vem ganhando novos leitores graças ao entusiasmado trabalho de professores que a usam para a mediação e aprofundamento da leitura de adolescentes.

No livro, 14 contos partem da adolescência e do principal local de convívio dessa fase tão curiosa da vida: a escola. Nela, aprendemos sobre inúmeras coisas: cálculos, medidas, espaços, corpos, leituras, escritas. O que se registra nestas páginas, baseado em memórias, em vivências, em imaginários, contam um pouquinho do que se aprendeu para além da sala de aula.

Para Antônio Schmeneck, escritor e prefaciador do Dia de prova, “o Lucas é professor e não é um iniciante no mundo das Letras. Esperava que ele pegasse pesado. E pegou mesmo. Dia de prova e outros contos adolescentes tem o frescor da juventude. São aquelas histórias cheias de questionamentos, sentimentos conturbados e hormônios exaltados tão próprios dessa fase da vida. Nas narrativas se percebe o ouvido atento para o universo cheio de perguntas frequentes do universo estudantil. O autor tem um laboratório nas mãos e o usou com sabedoria.”

Dentre os textos mais discutidos pelos estudantes, encontram-se Ô, Sor, Ilusão, Palavras e funções e Um rastro de coragem no meio da escrita. No primeiro, duas conversas ocorrem com o professor, que as escuta placidamente – o que faz com que os estudantes enunciem seus sentimentos e seus desejos; já em Ilusão, uma menina é acossada pela memória e por um trauma da infância, que a faz enxergar o que outros não veem; o terceiro texto aborda de uma maneira divertida a paixão de um estudante por uma colega de classe, mas a intimidade começa a mostrar outros percalços para a concretização desse relacionamento; por fim, numa narrativa em que uma estudante encontra na escrita a possibilidade de falar dos seus problemas, Um rastro de coragem no meio da escrita é uma metáfora sobre como o ato de escrever pode se tornar fundamental para o encontro de si consigo mesmo ao longo da vida.

E aí, te interessou? Adquira a obra! Basta clica aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras
Rolar para cima