Lançamento de “A grande enchente”

A Boaventura Editora convidou a todos os interessados a estarem conosco no sábado, dia 26 de outubro, às 18h, no Quintana’s Bar da Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736, mezanino do primeiro andar). Neste momento, realizou-se o lançamento da versão física do livro A grande enchente, que oportunizou o auxílio a três instituições idôneas que auxiliaram as pessoas e os animais nos eventos de maio deste ano.

Mário Quintana, em 1941, disse que a poesia era o que menos importava naquele momento; Cristiano Fretta, em postagem no Instagram, perguntou-se onde andava a literatura nessas horas. Ambos, porém, usaram a função poética para registrar essa situação da arte com o problema.

A ideia foi realizar um registro artístico-histórico deste grave momento do RS. As narrativas trazem situações vividas por muitos gaúchos nos últimos dias: o medo, o pânico, a desesperança, o temor quando a chuva chega, o dia a dia nos abrigos. Há crônicas que retratam o domingo das mães atípico, a corrente de solidariedade que se formou para ajudar as pessoas e os animais impactados pelas inundações. Também há espaço para a crítica à má gestão da crise pelos governantes e o cenário político. Em comum, a perplexidade diante da força das águas e suas consequências.

Estiveram presentes os escritores Carlos Macedo, Adriana Maschmann, Lúcia RL Rosa, Bruna Tessuto, Sabrina Dalbelo, Laura Deorrist, Luiza Bello, Miguel da Costa Franco, Léo Cruz, Rafaela Krieger de Aguiar, Cecília Gandin, Mario Augusto Pool e Alexandre Beluco. Do acumulado de vendas do lançamento, cerca de R$ 700 já estão destinados a uma instituição que colaborou na frente de trabalho aos desabrigados.

Lucas de Melo Bonez organizou o e-book e, posteriormente, o livro físico. Além de escrever um conto para a obra, confeccionou o material junto às fotos enviadas para demarcar as ocorrências das enchentes de 2024.

Um dos pontos altos do lançamento certamente foi a possibilidade de lançar, numa mesma obra, uma safra de pessoas importantes para Lucas. De um lado, ter uma das ex-professoras de graduação Lúcia Regina Lucas da Rosa entre os escritores foi uma honra enorme; além disso, o ex-aluno de quase 15 anos atrás, Léo Cruz, e as recentes Cecília Gandin, Laura Deorrist, Luiza Bello e Rafaela Krieger de Aguiar estabelecem uma linha de continuidade da literatura que atravessa gerações por meio da educação. É um feito para a manutenção dessa arte que, independente de tecnologias e desastres, seguirá nas mãos e nas mentes dos vindouros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras
Rolar para cima