A primeira perna de palestras

O mês de novembro começou com diversas atividades de Lucas de Melo Bonez. Os seus livros lidos durante o ano renderam palestras em duas escolas particulares da região metropolitana: o Colégio Maria Imaculada, de Porto Alegre, e a Escola Padre José Eichelberg, de Guaíba.

As turmas de sétimo ano do Maria Imaculada leram o livro A morte e a vida dos meninos lobos. A partir da condução de sala de aula, o direcionamento das perguntas abrangeu a construção do livro, a situação de diversos personagens, as possibilidade de enriquecimento do enredo. Ao final, as fotos demarcaram a alegria pelo momento realizado.

Na fala sobre este livro, Lucas abordou a construção da peça associada às relações humanas: tanto entre personagens quanto entre as pessoas em sociedade. Usou o exemplo de uma ex-estudante, hoje atuante em seu grupo de teatro musical, que conheceu a gênese do texto em 2017 e o representou em 2022, no palco do Teatro do SESC. Alinhou quem era a estudante quando sua aluna, no que ela se tornou e como o texto os uniu nesses anos todos.

Na última terça-feira, 12 de novembro, Lucas visitou pela primeira vez a Escola Padre José Eichelberg, no município vizinho à capital dos gaúchos, Guaíba. A convite da professora Gabrielle Calegari, houve conversa com estudantes do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. A partir de uma mediação elogiosa, os alunos tiveram acesso aos livros A morte e a vida dos meninos lobos (7º e 8º) e Mosaico de sangue (9º ano).

Na conversa com as turmas, a perceptível leitura dos educandos veio à tona com perguntas que remontaram a narrativa, indicando novas possibilidades de discussão e de acréscimo às produções. Sobre Mosaico de sangue, por exemplo, muitas falas vieram relacionadas à dificuldade de chegar à resposta sobre quem era a assassina e, quando interpelados sobre os motivos que levam a personagem a tal ato, perceberam que todos os elementos estavam esparsos no texto, fundamentando a ideia de mosaico para a construção narrativa.

Ao final, sorrisos orgulhosos, fotos coletivas e individuais e muitos agradecimentos findaram o momento de Guaíba. Ficou a promessa de um novo retorno em breve, para mais discussões com as turmas vindouras da escola.

Agora, a próxima etapa de palestras envolvem as escolas do projeto Adote um Escritor, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Em breve, novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras
Rolar para cima