Na última terça-feira, 7 de novembro, os trabalhos realizados a partir da leitura do livro Dia de prova e outros contos adolescentes culminaram com a visita do autor para um bate-papo com os estudantes. A conversa de 1h foi cheia de perguntas e histórias da literatura e da vida do autor.
Lucas chegou à escola cerca de 1h30 antes do evento. Conheceu a estrutura da EMEF, conduzido pelo professor Vanderlei Cardoso, que trabalhou a obra com os estudantes de 8º e 9º anos. Ao chegar à biblioteca, autografou todos os exemplares adquiridos pela escola.
Após o famoso café na sala dos professores, o autor foi ao pátio da escola, onde estudantes do sexto ao nono ano aguardavam para a conversa proporcionada pelo projeto Adote um escritor, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Cerca de 200 estudantes se colocaram para escutar um pouco do que Lucas tinha a dizer – inversamente proporcional à quantidade de perguntas, que foram massivas.
O autor abordou sobre seu início na escrita, as histórias da adolescência, a vida acadêmica e o retorno oficial à escrita, em 2013. Muitas perguntas sobre o livro lido, sobre a vida do autor, sobre as demais obras – até mesmo sobre um dos professores da instituição, que foi aluno de Lucas muitos anos antes – vieram à tona. Ele foi a cada lugar e respondeu a todos com a mesma prestatividade.
O projeto Adote um escritor recebe Lucas de Melo Bonez há quatro anos. “Sempre é uma felicidade participar do projeto e poder discutir o poder da escrita e da leitura com o público”, ressaltou. Espera que, nos próximos anos, mais escolas o busquem. “Vou, inclusive, montar uma obra nova, específica para o público juvenil, para que os adolescentes encontrem cada vez mais motivos para se identificarem com esses textos”, finalizou.