Uma necessidade se sobrepôs em meio às águas. Se o exercício da escrita criativa é, para mim, moldado pela tranquilidade do lar, pelo planejamento prévio e pela vontade de dizer, avolumou-se a exposição sobre tudo o que estamos acompanhando em Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul.
Na capital, muitas pessoas foram afetadas. Muita gente sofreu e ainda sofrerá pelas consequências da alta das águas e da inoperância prévia do poder público frente a isso. Em contrapartida, a solidariedade própria do gaúcho e do brasileiro exalou a esperança de que tudo possa retornar a algo parecido do que fora um dia: caminhar pelas ruas, beber a água tratada, ter seu canto para se aquecer e se regozijar com a vida.
A história que logo adiante se iniciará é uma forma de representar a essência do que estamos presenciando. Ricardo, protagonista da narrativa, tem uma vida específica, num lugar específico, que não foi afetado pela enchente. No entanto sua história de vida o fará retornar ao local de seu nascimento e, de quebra, revisará sua própria trajetória a partir do bote que leva e desliza pela Avenida Farrapos num dia de salvamento.
Muitos de nós possivelmente tenhamos visto histórias parecidas com essa. Afinal, quantas pessoas saíram de suas
casas, deslocaram-se pela água trazida pelos rios adentro das cidades, a fim de salvar vidas? Quantos de nós não ansiamos fazer o mesmo, por mais que nossa impotência diária tenha impedido de realizar? Não somos maiores ou menores por isso, mas há pessoas que podem e devem se ver lembradas pelo que fizeram ao longo dos dias da Grande Enchente do Rio Grande do Sul, em 2024.
Espero, caro leitor, que aproveites essa narrativa não apenas pelo seu viés literário, mas como um registro histórico-cultural das ocorrências de maio do presente ano. Atrevo-me a dizer que, talvez, ao longo dos anos esse seja algo a ser relido e relembrado, para que o leitor e todos nós lembremos o que ocorreu e o que fomos num dos períodos mais tristes da história de nosso Estado.
Caso desejo adquirir a obra, basta clicar aqui. Envie o comprovante de depósito e o endereço de e-mail em que gostaria de receber teu exemplar para o número (51) 985451370 (ou clique aqui também).
Agradeço desde já sua colaboração, pois os valores arrecadados com a comercialização deste livro serão doadas a uma instituição de apoio à causa das enchentes. Você tam-bém é parte disso!