Desde 2013, Lucas visita escolas na qualidade de escritor e oficineiro. A primeira oportunidade ocorreu no Colégio Concórdia, de Canoas, numa breve palestra sobre a vida e a obra Mário Quintana. Anos depois, este mesmo lugar o convidou para abordar o livro Frankenstein, de Mary Shelley.
A partir de então, o autor foi adiante. Em outras instituições, oram trabalhadas questões teóricas da Literatura, bem como a apresentação e análise de clássicos universais e a criação de narrativas e poemas. Os principais temas sobre os quais Lucas aborda são a Literatura Brasileira, a Infanto-Juvenil (frutos de suas especializações), o trabalho com as narrativas míticas, o processo criativo em literatura – tanto de contos, novelas e romances como poemas -, além da abordagem às práticas de gramática e redação em Língua Portuguesa, atividade que exerce desde o início de sua vida profissional.
Lucas é autor selecionado para programas regionais de incentivo à leitura, como o Autor Presente (do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, pelo qual já visitou escolas nos últimos anos) e o Adote um escritor (da Prefeitura Municipal de Porto Alegre). Frequentemente está em listas de leituras de escolas particulares de Porto Alegre e região metropolitana.
O autor se dispõe às visitações em horários escolares, mediante prévia conversa.
Caso tenha interesse em conversar com o autor para um agendamento, clique aqui e envie tua mensagem!