"Crônicas do Óbito" é FINALISTA do Prêmio AGES 2021!
Lucas de Melo Bonez
Ontem, 23 de outubro, foram anunciados os concorrentes do Prêmio da Associação Gaúcha de Escritores (AGE) para 2021. Dentre os finalistas da categoria "Crônica", o livro "Crônicas do Óbito" aparece junto a "O monstro e a flor", de Pablo Moreno e Aleixo da Rosa (org.), e "O maior rio do mundo", de Helena Vellinho Corso.
Este livro é uma compilação de textos escritos após o falecimento do pai do autor, em julho do ano passado. Entre memórias e reflexões, Lucas aborda o crescimento, a distância e as lembranças de um outro tempo, muito distante da pandemia que ceifou a vida do progenitor.
Segundo Vera Teixeira de Aguiar, prefaciadora do livro, o autor "não se limita às lembranças do pai, mas sua memória expande-se e outras tantas passagens são retomadas. As palavras resgatam episódios da infância, da adolescência, dos anos de formação acadêmica, das vivências profissionais, das perdas inesperadas, sempre registrando os sentimentos de então e os que agora afloram nos exercícios de recordação. É a existência descortinando-se como um filme com sucessivos momentos arranjados cronologicamente."
A partir de amanhã, 25, inicia a votação dos associados para eleição dos melhores livros de 2021.